
Andropausa ou Climatério Masculino
As mulheres sairam na frente. Há muito tempo elas já se preparam para enfrentar e combater a menopausa. Mas os homens também podem sofrer com a baixa do hormônio masculino, a chamada "andropausa". Só que eles ainda não sabem reconhecer o problema nem lidar com ele.
A andropausa nada mais é que a diminuição da testosterona (hormônio masculino) nos homens com mais de 50 anos.
A partir dos 40 anos, a testosterona começa a diminuir cerca de 1% ao ano. Quando a taxa cai muito, alguns homens podem apresentar problemas. Neste período do envelhecimento, o homem é marcado por mudanças fisiológicas e psicológicas. Desinteresse e preguiça sexual, fadiga mental, insônia e sentimentos depressivos são alguns dos sinais do climatério masculino. O medo de enfrentar desafios, seja na vida particular ou profissional, é o mais comum de todos.
Portanto, andropausa seriam as disfunções sexuais e os problemas físicos provocados pela diminuição do nível de testosterona, que atinge homens com mais de 50 anos.
A andropausa, por maior que seja a queda do hormônio (testosterona) ela não se compara à queda dos hormônios femininos na mulher.
No homem os sintomas se instalam lento e progressivo e também, diferente da menopausa, ela não atinge todos os homens e os sintomas variam muito mais do que nas mulheres.
O hormônio masculino.
A testosterona é produzida pelas células de Leydig nos testículos que são estimuladas por hormônios produzidos por uma glândula na base do cérebro chamada Hipófise. A testosterona na adolescência é responsável pelas características sexuais:- Desenvolvimento do pênis,
- Aumento dos pelos,
- Mudanças da voz e
- Aumento da massa muscular.
Aumento da proporção de gordura corporal
Diminuição da massa muscular
Tendência à anemia
Tendência à osteoporose
Diminuição do desejo sexual
Alterações do desempenho sexual (dificuldade de ereção)
Dificuldade de concentração
Problemas de memória
Apatia e depressão
Como diagnosticar?
Deve-se fazer a dosagem da testosterona, do FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante).
Não relatei aqui como tratar, pois isso vai de paciente pra paciente, aconselho procurar um médico caso o querido amigo esteja sentindo um dos sintomas acima, esse artigo é apenas à nivel de informação
Rosane Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário